Página inicial‎ > ‎

90 Anos | ARAE 2015 | ACAREG 2016

Publicado a 11/10/2015, 12:57 por Webmaster Barcelos   [ atualizado a 11/10/2015, 13:48 ]
Abertura regional do ano escutista

Chuva não para quase nove mil escuteiros em Barcelos!

Desde quando é que a chuva é problema para um escuteiro? Foi esta a cabal resposta que quase nove mil escuteiros deram este domingo, em Barcelos, na Abertura Regional do Ano Escutista (ARAE) 2015/16 da região de Braga. 



O tempo, é certo, não foi o melhor e obrigou a organização a uma mudança de planos, cingindo as atividades ao pavilhão municipal, mas a alegria e animação dos jovens foi uma constante. 

O fim de semana, de resto, foi de festa escutista na cidade de Barcelos, uma vez que, no sábado, o Núcleo encerrou as comemorações do seu 90º aniversário, com uma atividade para todos os Agrupamentos e que teve como ponto alto a Festa de Campo da noite, onde foram entregues, ainda, Louvores e Condecorações a vários escuteiros, Dirigentes e não associados do CNE que colaboraram no último Acampamento de Núcleo, mas também, em vários casos, por serviços prestados e dedicação ao movimento escutista. 


Quanto à ARAE, esta iniciou com uma Eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. Francisco Senra, e que contou com presenças ilustres: o chefe nacional Norberto Correia, o chefe regional Hugo Cunha ou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos Miguel Costa Gomes. 


De tarde, e uma vez que a chuva obrigou à criação de um plano B, que substitui o Jogo de Cidade previsto, a animação passou por uma aula de zumba que contagiou o pavilhão, abrindo espaço, ainda, para o final em euforia, com atuação de um Dj.

Esta é, na prática, a segunda maior atividade do CNE, apenas superada pelo Acampamento Nacional, uma vez que a região de Braga é a maior do país. Realiza-se de forma rotativa pelos Núcleos da Região. Em Barcelos não acontecia desde 2009. 

É ainda especial por marcar o ponto de partida para um ano que terá como auge o Acampamento Regional, que vai realizar-se em Vieira do Minho, na ilha do Ermal, na primeira semana de agosto de 2016.