Página inicial‎ > ‎

2018.02.22 [JNB] - Dia do Fundador

Publicado a 22/02/2018, 04:37 por Webmaster Barcelos   [ atualizado a 22/02/2018, 04:40 ]
Dia do Fundador
Mensagem do Núcleo de Barcelos

Baden- Powell, nasceu a vinte e dois de fevereiro do ano de mil oitocentos e cinquenta e sete, faleceu a oito de janeiro de mil novecentos e quarenta e um, foi militar do Exército Britânico, atingindo o posto de Tenente-General, seu pai era o reverendo Baden-Powell, professor Catedrático em Oxford., sua mãe era filha do Almirante inglês W.T. Smyth.

Foi o fundador do Escutismo, pelo facto, de em criança ter vivido grandes aventuras, com os seus quatros irmãos em explorações marítimas, nos mares da costa da Inglaterra, fazendo cruzeiros à vela em todas as estações do ano. Nestas actividades lúdicas, faziam várias vigias a animais e de toda a natureza, criando desse modo, um grande gosto pela vida ao ar livre.
Quando entrou para o exército, viveu nas selvas da Índia, da África e no Canada e aí praticou o gosto pela caça e as aventuras ao ar livre, sonho de criança.

Baden-Powell, funda o escutismo em circunstâncias humanistas e de grande aventura e aproveita a parte boa de todos os jovens, preparando-os para a vida ao ar livre, aventura e sobrevivência, imitando os seres da natureza, aproveitando o que ela proporciona, para uma vida em liberdade.
Nestes tempos em que vivemos, torna-se necessário voltar a viver a vida ao ar livre, fazer ressuscitar o paradigma da vida no campo, renovar o sistema de patrulhas, fazer caminhadas, sentir a natureza e o chilrear dos pássaros, e o gemido de outros animais, fazer vigia, descobrir o seus habitats, para melhor os preservar. A natureza tem ensinamentos extraordinários, para os rapazes escuteiros e curiosos, conhecer a vegetação, que também pode ser um ato lúdico. Deixar o escutismo de sede e viver a aventura, na grande criação que Deus nos deixou para nosso deleite.

Alerta Escuteiros, vamos voltar às origens, ao encontro dos homens e da natureza e nesse encontro encontraremos a felicidade, porque vivemos só uma vez, Deus quer que tenhamos uma vida de qualidade e intensa para sermos felizes, contribuindo para a felicidade dos outros. Ninguém é feliz sozinho, o mundo é um ato de relação, com a natureza, com os homens e com Deus
Feliz dia de B-P para todos!
Uma Canhota Amiga,

Junta de Núcleo de Barcelos
Comments