Página inicial‎ > ‎

2018.02.22 [JNB] - Dia do Fundador

Publicado a 22/02/2018, 01:39 por Webmaster Barcelos
Celebra-se hoje o nascimento de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, 22 de fevereiro de 1857 — Quênia. 8 de janeiro de 1941), fundador do Escutismo Mundial.

Baden-Powell foi um militar inglês que serviu as tropas do Império Britânico na Índia e na África do Sul. Durante a Guerra do Tansvaal, em 1899, BP estava colocado em Mafeking quando a cidade fica sob cerco do exército Boer durante 217 dias.

Durante este período, criou o Corpo de Cadetes de Mafeking, constituído por jovens dos 12 aos 15 anos que asseguraram tarefas fundamentais como o apoio às tropas, ajuda nohospital e as comunicações (correio). Este grupo de jovens foi fundamental para libertar mais adultos para as actividades de defesa da cidade.

O Corpo de Cadetes de Mafeking é considerado a ideia inspiradora para o movimento escutista. Os jovens provaram nessa altura que, com a organização e liderança adequada, poderiam desempenhar tarefas de elevado valor de forma adequada e com todo o empenho.

Foi como um herói dos adultos e das crianças que em 1901 ele regressou da África do Sul para a Inglaterra e descobriu, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: "Aids to Scouting" (Ajudas à Exploração Militar). O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas e B-P identificou nisso um desafio e uma oportunidade de ajudar a juventude.

Então B-P decide levar 20 rapazes dos 12 aos 16 anos para um acampamento na ilha de Brownsea. O sucesso deste acampamento motiva BP a publicar uma nova versão do "Aids to scouting" especialmente adaptada para a juventude: "Escutismo para Rapazes". A partir desse momento começaram a surgir espontaneamente por toda a Inglaterra patrulhas de escuteiros e dá-se o início oficial do Movimento Escutista.

Em 1912 surgiu a primeira patrulha de escuteiros em território português e o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português é fundado em 1923.

O movimento escutista ainda hoje segue os princípios do sistema de patrulhas, a organização e as técnicas de motivação e liderança estabelecidos por Baden-Powell. É certo que os conteúdos foram adaptados em função dos tempos e das regiões, mas o movimento escutista permanece na sua essência fiel ao espírito com que foi criado.

A Fraternidade de Nuno Álvares, como associação de Escutismo Adulto, dá seguimento aos principios da vivência escutista transmitidos por B-P: o serviço ao próximo sem olhar a recompensa.

Que o espírito de Baden-Powell permaneça sempre connosco.

Núcleo de Barcelos
Comments